sábado, 15 de maio de 2010

Viagens - Fazendo a Mala (Outono-Inverno)

Sorry pela imensidão do post, mas é fds, dá tempo de ler, e quis fazer o mais completo possível, apesar de corrido... =D

Eu estava preparando 2 posts com dicas pra fazer malas práticas pra viagem de fim de semana (atualização: fiz um post pra fds no inverno aqui)e pra Buenos Aires (que a partir de maio já é o destino de muita gente...), mas não tinha como não atender a um pedido muito especial de uma amiga, e preparei rapidinho umas diquinhas pra viagens internacionais e como fazer uma mala (enxuta!) para o Outono-Inverno. Tomei linhas mais gerais, para que as dicas possam ser adaptadas às necessidades de cada pessoa.
Então vamos lá:

* O que vestir no voo?

- Calça confortável e não muito clara (qualquer sujeirinha aparece) de tecido que não amarrote fácil. As melhores são Calça jeans (especialmente as que tenham um pouco de strech), legging ou jegging, ou calças de plush (aquele tecido tipo veludo, gostosinho). Vestidos e saias não são muito bons porque tira um pouco a liberdade dos movimentos e já vi muita saia levantada pela bolsa, pelos assentos....enfim, nada de pagar calcinha! hehehhehe
- Uma camiseta de tom claro é sempre bom porque ilumina o rosto e tira um pouco aquele cara ar de cansaço que a gente fica depois de um voo longo (essa aprendi na prática...), melhor opção camiseta branca tradicional e básica.
- Um cardigan ou suéter de zíper ou com botões, que facilita o "tira-e-veste".
- Uma pashimina amarradinha na alça da bolsa (essa é pra qualquer viagem! avião sempre é friozinho). Protege do frio na hora que precisar - seja amarrada no pescoço ou usada como cobertozinho para quem tem nojo dos oferecidos pelas cia aéreas (tem gente que tem né? Gisele B. é uma) - e fica um charme hihihi.
- Bolsa de ombro que tenha alça atravessada também. São as melhores para viajar. As mãos ficam livres para pegar o que for necessário, tirar fotos, segurar mapas, etc. E tendo a opção de colocar nos ombros é bom principalmente por questão de segurança (em toda cidade tem alguma vizinhança mais perigosa...). Ah, e o tamanho deve ser médio! bolsa pequena não dá porque é muito papel, é máquina e se grande também incomoda e acaba atrapalhando. Divisórias! divisórias são importantíssimas! se não for possível, separe tudo em bolsinhas menores. E nada de bolsa aberta também, tem que ser possível fechá-la completamente.
- Um casaco tipo trench coat, sobretudo e afins. Não se pode esquecer que no desembarque ele é indispensável. Esse vai na mala de mão, mas ainda chego lá.
- Sapato confortável e fácil de descalçar e calçar, sem muitos cadarços. Isso principalmente se o destino for os EUA porque no Raio X é obrigatória a retirada, até os calçados passam na esteira. Então cuidado com a meia também, nada de meia furada! hehehehe. Os melhores são os tênis, as sapatilhas, e as botas com zíper, e os scarpins pra quem faz questão.
- Relógio. Quando a gente vai pegar voo, principalmente internacional tem que ficar de olho no relógio o tempo todo. Já esqueci, e agora não me deixo mais esquecer, faz muita falta.
- Não exagerar nos acessórios, porque tem que tirar para passar no raio-x, fica prendendo no cabelo, ou engastalha na roupa, prende no assento... grandes chances de ser uma furada. Melhor guardar na bolsa, e quando chegar coloca de novo.

* O que levar na bolsa?



- Caneta e bloquinho. Vai ter que preencher os papéis de imigração, e sempre é bom para anotar informações e dicas.
- Máquina fotográfica. A viagem já começa no aeroporto né? =D
- Hidratante para mão, para o rosto ou água termal, para os lábios (carmex, chapstick, batom...), gelzinho (antibacterial), colírio e aquele outro que parece colírio, mas é para hidratar as vias nasais, esqueci o nome.
- Se for de econômica, uma máscara para dormir e escova e pasta de dentes pequena, sapatilha dobrável ou meia com antiderrapante (pra usar como se fosse "chinelo de quarto" no avião)
- Os remédios que precisar tomar, com a devida prescrição traduzida quando for o caso. Eu odeio remédios, mas sempre levo um pra dor de cabeça.
- Óculos
- ipod
- jóias de demais objetos de valor
- corretivo, blush, rímel, escovinha de cabelo e presilhas, lixa de unha.
- bala/chiclete (chiclete ajuda na pressão que fica no ouvido né, e balinha eu recomendo uma de laranja da Vick, que já tem vitamina C e é uma delícia. Foi o que não me deixou gripar no fim do ano passado. O único problema é que no Brasil ainda não vi para vender...)
- mini guia do destino, ou revista tipo passatempo (eu sempre levo sudoku! hehhee)
- Uma clutch pequena para guardar os vouchers, passagem e passaporte, e que depois vai ser usada para sair à noite.

* O que levar na mala de mão?

É legal levar uma mala de mão daquelas que possa dobrar, porque durante a viagem (já no destino, eu falo) dá para guardar na mala, e na volta é ela que vai ajudar com as compras no dutyfree e os objetos adquiridos de maior valor.
- troca de roupa em caso de extravio da mala
- o casaco que falei acima

* Na necessaire

- shampoo e condicionador miniatura, porque de hotel nunca dá certo com meu cabelo, só pra durar até comprar um no local (geralmente tem vários ótimos a bom preço, quem resiste?)
- silicone para as pontas
- perfume pequeno (todo mundo sempre volta com outros né?)
- hidratante pequeno
- pads de acetona (eu gosto mais do Polish off Anti-Bacterial da calico, mas o único que vi vendendo por aqui é o da Océane que tem cheirinho de baunilha, delícia, mas achei oleoso), de qualquer forma se não tiver, aproveita para comprar pq é ótimo pra deixar na bolsa.
- pinça
- lápis de olho e sombras básicas (para o caso de rolar baladinha antes de comprar as makeups!)
- fio dental
Leve poucas coisas, pq geralmente ela volta cheia!

* O que levar na mala?

Isso é muito pessoal, depende do estilo da pessoa né, mas eu sigo a linha mais básica, e invisto nos acessórios pra variar. E também prefiro levar poucas coisas e voltar com a mala cheia. Mas faço questão de ficar "arrumadinha" e sem muita cara de turista, se é que isso é possível com um mapa na mão kkkkkkk.
Para se ter uma idéia:




Exagerei nos acessórios para mostrar que eles são o destaque e vão mudar o look, o que é importante para as fotos. Com uma mala dessas dá pra passar de 15 a 20 dias fácil. Se assustou? Como diria meu professor: segura a mão, confia em mim!

Para fazer uma mala inteligente, tem que fazer o truque da multiplicação. Todas as peças podem ser combinadas entre si. A saia pode ser trocada por um vestido neutro, e é curinga para montar looks para noite, bem como os acessórios.

Acrescente só mais uma camiseta branca que é a que mais suja e meia-calça grossa.  E dependendo da temperatura que te espera (sempre olhe a previsão do tempo antes!) coloque também 2 2a pele, ciroula, leve uma legging própria para o frio, e leve cardigans mais grossinhos. Não se esqueça também das luvas e protetores para orelhas.
Com o aquecedor dos quartos, qualquer roupa que sujar dá pra lavar à noite, e de dia está sequinho! Se esse for o caso. E todo hotel dispõe de serviço de lavanderia.
Ademais, com certeza você vai comprar algumas peças, e já vai querer usar lá mesmo... mais um motivo para levar uma mala enxuta!

Quando fiquei um mês viajando na Europa no alto inverno (dezembro e janeiro), assim que voltei para casa fiz uma lista do que deveria ter levado para na próxima não exagerar. Repasso ela aqui:

Mala Inverno 30 dias:

- 4 calças: 1 plush, 2 jeans (sendo pelo menos um escuro), 1 legging-fouseau térmica;
- 4 blusas de lã grossa: 1 de cada: branca, preta, creme, marrom;
- 4 camisetas manga longa: 2 brancas, 1 preta, 1 listrada.
- 1 tênis de couro (em caso de chuva!)
- 1 bota cano longo
- 1 sapatilha preta
- 2 sobretudos/casacos
- 1 casaco curto (na altura do quadril)
- 7 calcinhas
- 7 meias (daquelas de lã, que esquentam!)
- 4 soutiens
- 2 meias-calça grossas
- 2 segunda pele
- luvas, pashiminas, e chapéus variados.

Ah, só mais uma coisa... guarda-chuva! sempre levo um na mala de mão ou na mala mesmo. Já me salvou em várias ocasiões, inclusive na hora de pegar a conexão de Lisboa para Funchal.

Espero que ajude!
BOA VIAGEM!!!!!!

15 comentários:

  1. Oi, Beca! LINDO o post!! Amei!!! Vai me ajudar muito na hora de fazer as malas. Muito obrigada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. perfeito esse Post! Era isso que eu procurava!Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. =))))))
    Obrigada meninas!
    E Giulianna, acho que esse foi o melhor elogio que recebi até hoje, porque fiz esse post com tanto carinho... obrigada de coração!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. nossa perfeito o post, ninguem merece ter q viajar pulando d albergue em albergue no frio e sem estilo né!
    adorei a dica de levar peças de tons neutros e uma listrada faz toda a diferença!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Foi o melhor post sobre o tema que li..estou há 2 dias pesquisando...vou para Frankfut no próximo dia 22, porém irei em Londres e no Porto pra visitar amigos e estava desesperada sem saber o que levar...obrigada pelas dicas preciosas!!!

    Bjins.

    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Amei seu post...queria dicas d viagem...eu vou p Portugal no inverno, já fui uma vez só q no verão, então não tenho noção d q levar p o frio, até pq onde moro é verão o ano todo,desconheço o q é inverno...kkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  7. Esse foi maravilhoso! O melhor que li a respeito. Vai me ajudar bastante. Você salvou minha vida! hauhauhauahuahuh

    ResponderExcluir
  8. Que bom que o post está ajudando =))))))
    Fico imensamente feliz!
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Que máximo esse post! Tô desesperada pra fazer mala de um mês pra Europa (embarco agora, dia 30 de dezembro), e você me salvou total, cara!!! Obrigadíssima! Amei!

    Priscilla, 22 anos - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  10. O post é muito bom Beca
    obrigado ajudou muito
    bejoss

    ResponderExcluir
  11. Que bom que pude ajudar Priscilla!!
    Fico feliz que tenha gostado Anônimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá gostaria de saber o que é uma bolsa "clutch"...?obrigada Milene..

    ResponderExcluir
  13. Oi Milene, tudo bem?! Bolsa clutch é a bolsa tipo carteira. Hoje é fácil encontrar em diversos tamanhos inclusive maxi, mas a que indico aqui nesse post é o tamanho tradicional e de preferencia de cor básica.
    Espero ter ajudado.
    bjks

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post! Vou ficar 15 dias na Europa agora entre Natal e começo do ano e estou sofrendo para arrumar a mala, pois terei voos internos e o peso máximo da mala é 23 kg. Ano passado passei 1 semana em Paris e levei a mala estourando... Acho que com essa ajuda vai dar certo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto