sexta-feira, 9 de abril de 2010

Risoni com Bacalhau


Na sexta-feira santa, as postas de bacalhau que seriam apenas grelhadas com bastante azeite, tiveram o destino alterado depois que eu e minha mãe assistimos o banqueteiro Toninho Mariutti preparar um arroz de bacalhau no Mais Você (para ver a receita dele clique aqui)


Primeiro pensei em trocar o arroz comum por arbório, e acrescentar vinho branco pra fazer um risotto, mas logo me lembrei que também tinha risoni na despensa.

Pra quem não conhece, risoni é uma massa em formato de arroz, e como maioria das massas pode ser usado em saladas ou em pratos quentes. A primeira vez que experimentei, há muitos e muitos anos atrás, foi servida com um molho espesso de tomate e manjericão, para acompanhar um rosbife divino.... sabe aqueles pratos que marcam a gente? Pois é. Particularmente acho até mais leve que o arroz, apesar de ser uma massa.
Eu usei da marca Barilla, que é uma das minhas favoritas.

Para 3 pessoas eu usei:


  • 200g de risoni (fui de olho, pouco mais que 1/3 da caixinha)

  • 1 cebola grande picada

  • 3 dentes de alho picadinhos

  • 1 pimentão verde picado

  • 2 postas grandes de lombo de bacalhau descongelado já escaldado e em lascas

  • 150g de ervilhas congeladas

  • 1 lata de tomate pelati (picar os tomates)

  • 1 bandeja pequena de tomatinhos cereja cortados ao meio

  • Salsinha picada

  • 3 ovos cozidos
Cozinhar o risoni em 2 litros de água por 11 minutos (eu usei a água em que escaldei o bacalhau). Enquanto isso refogar em bastante azeite a cebola, o alho, e o pimentão. Quanto estiverem macios acrescentar o bacalhau, refogar, as ervilhas e o tomate pelati e temperar como preferir (eu usei tempero caseiro de alho e sal, e um pouquinho de pimenta calabresa), basta aquecer tudo e pode desligar, não precisa ficar apurando porque não é propriamente um molho. Escorrer o risoni e misturar ao bacalhau e os tomatinhos cereja. Decorar com a salsinha e os ovos cozidos cortados em gomos.

Servi com uma saladinha e camarões salteados no azeite e alho (que ficou a cargo do meu namorado e infelizmente não deu nem tempo de tirar foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto