terça-feira, 20 de abril de 2010

Na Cozinha - Gran Gateau de chocolate com peras

O nome da receita eu tomei liberdade de mudar e traduzir da forma que achei apropriada hihihi. É que  o nome original da receita da Nigella (eu adoro os programas dela!) é Chocolate Pear Pudding e não condiz com o que nós conhecemos como pudim, tampouco com o resultado, que mais parece um grande petit gateau com peras. Imagina um petit gateau gigante.... aquele cheiro de chocolate no ar..... na primeira colherada, um rio de calda de chocolate escorrendo........ sente o drama:


O melhor, quer dizer, nada é melhor que isso aí de cima hehehehhehe, o bom, é que é megasimples de fazer, do tipo que uma criança pode fazer (auxiliada por um adulto na hora de abrir a lata de peras em calda e de levar ao forno):

- 150g de manteiga sem sal amolecida (não derretida)
- 2 latas de pera em calda
- 3/4 xíc. mais 1c/s de farinha de trigo
- 1/4 xíc. de cacau em pó
- 1 e 1/4 xíc. de açúcar
- 1 c.chá de fermento em pó
- 1/4 c.chá de bicabornato
- 2 ovos
- 2 c.chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 200oC. Unte uma forma quadrada de 20cm com manteiga. Coloque a peras já escorridas e cortadas ao meio (comprimento). Bata os demais ingredientes em um processador ou liquidificador, até ficar homogêneo (a textura é uma massa grossinha escura). Espalhe a massa por cima das peras, e asse por 30 minutos, aguarde de 5 a 10 minutos e corte em 9 pedaços.

Minhas alterações e impressões:
fiz só metade da receita. Achei um pouco grossinha demais a massa então acrescentei mais um ovo (assim para meia receita foram 2 ovos) e com medo de ficar líquida demais, coloquei mais cacau em pó (talvez mais 1/4 xíc.), mais umas 2 c.s. de farinha, mais 1/2 c.chá de fermento em pó e mais uma pitada de bicabornato. Deixei uns 15 minuto no forno, desliguei enquanto almoçávamos, e servimos com sorvete.
Quanto as peras, eu achei peras baby em calda da marca Videca no supermercado. Não sei se tem em todos, mas não deve ser difícil achar.
olha só a latinha e as peras dispostas na travesa:


As peras não são doces como os pêssegos ou ameixas em calda, então prove a massa ainda crua pra ver se o açúcar e o chocolate estão de acordo com o seu gosto.
Como sobrou um pouquinho da massa, coloquei em um ramequim e tirei na metade do tempo, e obtive um petit gateau sem desenformar. =D
A moral da história é que essa é uma receita facílima, deliciosa, impressionável, com ingredientes simples que temos sempre (ou quase) na despensa - exceto a pera - e muito mais econômica que a versão tradicional do petit gateau.
Se alguém fizer, e por favor façam porque é muiiiiiiiiiitttooo bom! Me fala o que achou hein!
AH, e pra quem conhece o restaurante Juarez de SP, eles tem um petit gateau que nem é petit gateau de verdade, mas é uma sobremesa deliciosa! Essa receitinha depois de gelada, fica igual! Mais 1 motivo dentre os mil pra amar esse Chocolate Pear Pudding.
Só pra finalizar, a fotinho depois que esfria, porque dá pra ver a pera:

Obs: Bati o record de escrever petit gateau em um só texto.kkkkk
Obs2: Com as novas regras ortográficas, não tenho mais certeza se pêra ainda tem acento....

2 comentários:

  1. prendada! hihihi! deu vontade de comer agora!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Vc deixou um comentário numa blusa lá no meu brechó mas não deixou e-mail.... Me manda seu e-mail para que eu possa te mandar os detalhes!
    Meu endereço é baudetesouros@gmail.com
    Beijos,
    Monique

    PS: Fiquei com água na boca.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto