sábado, 4 de setembro de 2010

Viagem - IBIZA

Vamos aproveitar o feriado para viajar?

Quem acompanha o blog deve saber que estive em Ibiza no final de julho agora, e claro, trouxe as minhas diquinhas. Se você gosta de música eletrônica, praia, compras e boa gastronomia... Ibiza é seu lugar ;)
Porto de Ibiza/Imagem: À Moda (da Beca)

Transporte
O ideal é alugar um carro, mas não é indispensável, há ônibus públicos que ligam todos os lados da ilha e o bilhete custa algo em torno de 3,20 euros. Para as baladas há o discobus que é free, e também as próprias baladas disponibilizam alguns ônibus que levam as pessoas do pré (em algum Bar indicado no convite) até o local. Táxi também é uma opção viável, pois não é tão caro. Uma corrida do aeroporto até a praia de figueretas, onde ficam maioria dos turistas, fica em 12 euros.
Hospedagem

Figueretas, Ibiza/Imagem: À Moda (da Beca)

Muitas pessoas costumam ir de turma, e por isso preferem alugar apartamento, o que fica bem mais em conta. Mas o que reparei foram muitas pessoas morrendo de calor com varandas abertas, então confira se há ar condicionado, porque o calor é intenso.
Eu fiquei em um hotel. Na alta temporada (última semana de julho e primeira semana de agosto) não adianta... é caro mesmo....  diária de 100 euros é o valor mínimo parece. Entretanto, em baixa temporada as tarifas em hotéis podem chegar a 20 euros, uma barbada.
Há 2 praias favoritas pelos turistas: Figueretas e San Antonio. Figueretas é mais central, próxima ao porto, ao centro propriamente dito, e a várias baladas. Fica ao lado da Playa den bossas, onde as pessoas preferem passar o dia quando querem uma praia mais baladinha...
San Antonio por sua vez fica do lado oposto de Figueretas, e apesar de ficar longe "de tudo" tem praias belas e é onde se encontra a sunset strip, endereço do famoso Café Del Mar. Além disso fica próximo a algumas baladas e fervilha de pessoas à noite. Os hotéis mais chiques estão nessa região.
Onde comer

Restaurante Fusion, Ibiza/Imagem: À Moda (da Beca)

Apesar de a noite ser cara, me impressionou em Ibiza a qualidade e o preço na hora de comer. É possível comer super bem, por bons preços.  Os restaurantes e bares, como em toda Europa, costumam ter o cardápio com os preços disponíveis na entrada. Então, cheque antes se lhe agrada, converse com os locais, se arrisque, porque a chance é grande de você ter uma bela surpresa.  Há vários bares, restaurante e cafés encantadores. Também é possível encontrar supermercados e mercadinhos em toda parte, ótimo pra quem quer comer uma fruta ou beliscar um salgadinho no meio da tarde. Esses 3 lugares que indico são os que guardei o nome e achei que seriam boas dicas pelo preço, qualidade, localização e por serem propostas diferentes uns dos outros.
Fusion
Comida típica e tailandesa. Comi diversas vezes e tudo muito saboroso e farto. Foi a melhor dica que me deram sobre Ibiza, e faço questão de repassar aqui.
Média de 13 euros o prato.
Passeo de Las Pitiüses (bem no final da praia de Figueretas).
Gusto Gusto
Serve pratos com massa, seja em saladas ou pratos quentes, tudo feito na hora e com produtos frescos. Média de 6 euros o prato.
Avenida España, 61, Ibiza.
Vade Pizza
Parece trash, mas não é. Esse é pra hora da fome e do dinheiro apertados ou da vontade de comer uma coisa mais fast food. As opções vão de pizza, até porção de queijo brie empanado. Pedimos um hot dog com fritas, e, pra nossa (agradável) surpresa, era uma salsicha diferente da nossa enrolada em massa de pizza... uma delícia, e as fritas eram do tipo que mais gosto, com batatas cortadas em gomos. De sobremesa ainda fui de Ben&Jerry's (um sorvete que adoro, tradicional nos EUA).
Média 5 euros o combo.
Avenida España, 69, Ibiza.

Baladas

Na Privilege/Imagem: À Moda (da Beca)

Não preciso comentar sobre as mundialmente famosas baladas de Ibiza. Cada dia um lugar é mais procurado, pois é o dia do DJ residente ou de alguma festa específica.
Baladas mais procuradas:  Tiesto na Privilege (às segundas); Armin van Buuren na Amnésia (às terças); Erick Morillo na Pacha (às quartas); F**k me I'm Famous, com David Guetta, na Pacha (às quintas); Cream na Amnésia (às quintas); Hed Kandi na Es Paradis (aos sábados); We Love Space na Space (aos domingos, essa começa durante o dia e só acaba no dia seguinte); Judgement Sunday na Éden (aos domingos obviamente). Além dessas, as opening and closing parties são consideradas as melhores. E as de aniversário da balada também.
Vale entrar no site http://www.ibiza-spotlight.com/night/club_dates_i.htm para saber quem vai tocar, em qual balada, se haverá festa. Programe-se. Até aconselho já comprar, porque as festas mais famosas lotam e quanto antes comprar, mais barato! Os valores na alta temporada são de 45 a 100 euros, isso só pra entrar, pista normal, sem ser vip. Água 10 euros, vodka e energético 15 euros para se ter uma noção dos gastos.
Assistir ao por-do-sol no Café Del Mar é um must!  Então chegue mais cedo pra pegar uma mesa, escolha sua bebidinha e curta o momento ao som do melhor lounge ever (na minha opinião, eu amo!). Lembrando que no verão o sol se põe às 21h. Depois desse espetáculo natural , todo mundo segue para o Café Mambo. O Café Mambo é um bar ao lado do Café Del Mar, onde a música é mais animada e as pessoas  costumam fazer o pré ali. Agora, se a grana for curta, compre sua bebidinha no supermercado, e aproveite o som do Café Del Mar e do Mambo na praia de pedras em frente. Fica lotado, e não há nenhuma vergonha nisso obviamente.

O que levar na mala
Essa é uma informação com a qual as mulheres se preocupam em geral. O que posso dizer é que não há com o que se preocupar. O importante é roupa de banho, protetor solar, óculos de sol, e muita disposição! Em Ibiza ninguém se veste para o outro, na balada há pessoas ultra produzidas (minoria) e pessoas relax (maioria).  Tanto que no primeiro dia fui de vestido e salto, mas depois desencanei e nos outros dias fui de rasteirinha. Na hora de sair, basta um vestido curto ou mini saia e blusinha e rasteirinha. Para os homens também tinha de tudo: camisa social, camiseta, jeans, bermuda, tênis, sapato, chinelo... vá como se sentir mais confortável.
Se conseguir fazer uma mala enxuta pra não ter que despachar é o ideal. Em Ibiza muitas (muitas mesmo!) malas são extraviadas e roubadas. A minha não chegou e eu tive que me virar, porque as cias aéreas nem assistência dão e os locais me diziam que isso é super comum por lá e que provavelmente não receberia minha mala, exatamente como aconteceu.

Compras

Guia de compras no centro de Ibiza/Imagem: À Moda (da Beca)

A Espanha é sem dúvida um dos melhores países europeus para se comprar roupas e acessórios. Os preços normalmente são ótimos, mas as promoções são in-crí-veis! Chegando à 90%! Não existe igual no Brasil...
E em Ibiza, a melhor forma de aproveitar esse atrativo é batendo perna. Quer saber o "mapa da mina"? Claro que mostro:




Todo esse espaço compreendido entre as Avenidas de España, de la Paz e de Santa Eulária des Riu está repleto de lojas que vendem desde Versace, Armani, Chanel até nossas queridinhas fast fashion H&M, Zara, Blanco, etc e também lojas locais (lindas!) e as lojas das baladas... Pacha, Privilege, Amnesia, enfim! Aqui é o lugar para quem quiser fazer uma comprinhas.
Atenção especial para a Av. Bartomeu de Rosselló (A). A Av. Andanes e as ruelas perpendiculares também são imperdíveis, com várias lojinhas, e, se não me engano, o outlet da MANGO era ali (melhor do que a loja normal!).
Eu guardei cartõezinhos para não esquecer o nome de algumas lojas que amei, mas confesso que não estou achando rs. Então quando São Longuinho me ajudar a achar ou a memória funcionar, eu faço o update aqui rs.
 
Dicas Gerais
- Não se esqueça da tradicional siesta! De 14h às 17 a grande maioria das lojas fecha... eu sei, triste, mas temos que respeitar a cultura certo?
- Não deixe de incluir uns dias a mais na viagem para aproveitar e conhecer as outras ilhas que integram as Baleares. Basta pegar um ferry do porto (aconselho comprar o bilhete online ainda no Brasil). Dizem que Menorca e Formentera são as melhores. Eu só conheci Formentera e posso dizer que lá é o Paraíso, e esse é nosso próximo post destino =D Quem leva:

Mais informações:

4 comentários:

  1. Excelente post sobre Ibiza!! me exclereceu muitas duvidas sobre minha possivel viagem

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Anônimo! E se vc realmente for, uma ótima viagem pra vc!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando em ir para ibiza em setembro. To meio sem noção do quato leva em grana. Tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dê uma lida no post que tem várias dicas sobre Ibiza inclusive com indicação de preços da época que fui. Hoje deve ser um pouco mais caro, afinal já se passaram 2 anos. Mas dá pra vc ter uma noção de quanto gastará por dia, dependendo dos seus interesses.

      bjks

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto