quarta-feira, 2 de junho de 2010

Na Cozinha - Babaganouch e torradinhas sírias


Babaganouch é a pasta de beringela tradicional que encontramos em restaurantes sírios, árabes e afins, e é muito fácil de fazer.
Para uma porção basta "assar" 2 beringelas médias direto na chama do fogão com casca e tudo, até que a casca fique chamuscada e a beringela macia (quem tem cooktop, pode assar no forno normalmente). Depois é retirar a casca e amassar a beringela com 2 c.sob. de tahine (pasta de gergelim, hoje já é fácil de encontrar em qualquer supermercado), 2 dentes de alho amassados (pode ser menos ou mais de acordo com o seu paladar), suco de limão e sal a gosto, e azeite. Depois ainda gosto de cobrir com fios de azeite.
E para acompanhar nada melhor do que torradinhas de pão sírio:




A torradinha é receita da sogra, e sempre faz sucesso. Corte o pão sírio médio em 4 partes(eu gosto mais daqueles mais fininhos), abra cada uma delas, dividindo em 2 finas fatias. Pincele a parte de dentro com azeite e salpique alho em pó, cominho, e sal (eu gosto assim, com alho e cominho, mas pode-se usar outras ervas). Se não tiver alho em pó, outra alternativa é misturar ao azeite aquele tempero caseiro de alho e sal. Distribuir em assadeiras e levar ao forno pré aquecido até dourar um pouco.
É bem rápido, e faço em várias "fornadas": Enquanto uma assa, estou pincelando outra, retiro a que ficou pronta e uso a assadeira novamente... e assim vai até acabar o pão. Deu pra entender bem né?

Babaganouch e homus (pasta de grão de bico) são constantes em casa porque além de fácil e saudável são uma delícia seja como um lanche, aperitivo ou acompanhamento.
Essa porção vai embora em uma "sentada" rs.

A receita de homus vem na sequência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto