terça-feira, 7 de junho de 2011

Na Cozinha - Brigadeiro e pode congelar!!!

Eu sempre encomendei brigadeiros nas festas que fazia por achar que daria muito trabalho enrolar cada um ou colocar nos copinhos, sem contar que na minha cabeça brigadeiro tinha que ser preparado de véspera... acabei de mudar de idéia! Ao preparar o chá de bebê, fiz mil pesquisas pra me inspirar, e encontrei uma super dica: os brigadeiros podem ser preparados com certa antecedência, e congelados uia!
Eles se conservam muito bem durante 3 meses. E o pior é que descobri também que eles são deliciosos até direto do freezer para boca hehehehe.
Preparei 150 unidades com uma facilidade que nem mesmo eu acreditei. Fiz aos poucos, em 3 receitas. A cada dia eu preparava uma receita, deixava esfriar, enrolava, passava no granulado e congelava separadamente. No dia seguinte era só colocar tudo em uma tupperware e começar de novo.

BRIGADEIRO
 

A receita que uso para 50 unidades (tamanho forminha n.5):

2 latas de leite condensado
1 c.s. rasa de margarina (com sal mesmo que realça o chocolate)
6 c.s. de chocolate em pó (uso aquele Nestlé dos dois frades)
2 pacotes de granulado (dos tradicionais, gosto do da marca pan, mas pode usar raspas de chocolate, ou aqueles granulados de chocolate belga, nozes picadas, pistache, etc.).

Não tem segredo né?! É cozinhar tudo até desprender do fundo da panela, aproximadamente 10, 12 minutos. Misturando sem parar para não queimar no fundo. Despejar em um refratário raso untado com margarina e deixar esfriar.
Depois de frio, aconselho deixar meia hora na geladeira antes de enrolar. Unte as mãos LEVEMENTE com margarina, pegue uma colher de chá do brigadeiro e enrole. Passe no granulado (ou oq vc quiser) e disponha espaçadamente em uma assadeira ou refratário (se for servir direto, coloque nas forminhas).
Cubra o refratário com papel filme e leve os brigadeiros ao freezer. Depois de congelados, pode colocar um por cima do outro, sem apertar! em um tupperware e tampar bem.



No dia de usar retire do freezer e coloque em forminhas, com pelo menos 1 hora de antecedência.
Bom curinga pra se ter no congelador não? Nem que sejam 20 unidades, pra servir com um cafezinho... hum...
Também pode congelar beijinho, bicho de pé, moranguinho, cajuzinho, todos esses docinhos tradicionais.

Dica: Eu quis fazer da forma tradicional, porque estava até com saudades hehehehe, mas se quiser um brigadeiro de colher pra servir na colherzinha mesmo, que fica lindo e foge um pouco dos copinhos, basta cozinhar um pouco menos, uns 8 minutos já é o bastante ;)

 

30 comentários:

  1. Beca, vou bloquear os feeds de suas postagens qndo elas forem sobre comida!!! hahahahahaha...sempre morro de vontade e não resistooo!!

    Ainda bem que não tem leite condensado aqui em casa!!! hahahaha

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Beca, preciso comentar que congelar os brigadeiros é tão comum nas festas de família quanto o próprio brigadeiro e ainda complemento: nós congelamos já nas forminhas de papel. Faz o brigadeiro normal, enrola, e coloca nas forminha, com o plastico transperente ou não, e na hora de guardar é só usar uma vasilha plástica funda e separar as camadas com pedaços de papel alumínio. Cheiros. Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Oh Carol, bloqueia não... rs.
    Brigadeiro é irresistível mesmo né?!
    bjks

    Fabiola, acredita que só descobri essa maravilha de congelar brigadeiros e docinho agora? Uma mão na roda né?!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Adorei Beca vou fazer agora mesmo e congelar Beijos de outra Anonima

    ResponderExcluir
  5. estou descobrindo com vc , hoje, que podemos congelar brigadeiro; mas me diga: será que podemos congelar os que fazemos dessa latas? (moça festa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei se os prontos de lata podem ser congelados... não costumo usar. Mas faça um teste! Você pode se surpreender ;)

      Excluir
  6. Querida Beca, tudo bem?
    Gostaria de saber se da pra congelar os brigadeiros de copinho e como devo fazer? Quero agradecer por este blog maravilhoso! Obrigada! um beijo Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e você?
      Obrigada pelo carinho!
      Imagino que sim, nunca testei, mas é uma ótima idéia...rs.
      Vou testar qualquer dia desses e volto aqui pra contar ok?

      beijo grande!

      Excluir
  7. De todas que li,essa foi a melhor.Grata.

    ResponderExcluir
  8. Vou testar aqui em casa... Muito boa a dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim Vivi, nada de ficar na correria pra enrolar brigadeiro na véspera da festa hehehehe.
      bjks

      Excluir
  9. Tudo bem que a vasilha que ela usou nem de longe é uma tupperware... Mania de usar o termo tupperware para descrever qualquer vasilha. Tupperware é marca e não sinônimo de vasilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh meu(minha) querido(a), realmente não é tupperware, mas vc se lembra que na escola aprendemos sobre um fenomeno na linguística em que algumas marcas passam a ser usadas como sinonimo inclusive de verbos?! Pois é, esse é um caso.
      Imagino que venda tupperware e por isso o incômodo, mas saiba que não fiz por mal, é uma questão de linguística.

      Bjks!

      Excluir
    2. Beca adorei sua resposta. Você está certíssima. Sou professora de português e endosso sua resposta. E obrigada pela dica dos brigadeiros. Ameiiiii

      Excluir
  10. Beca minha querida,como fazer para congelar os brigadeiros se eles nunca sombram para congelar,hehehehe sua receita e otima e principalmente a dica dos 12 minutos, ficou muito bom obrigada vou sempre fazer suas receitas quando puder. haja perna para caminhada kkkk obrigada bjs delma

    ResponderExcluir
  11. eles quando descongelam nao ficam soados. obrigada

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Delma!!! Que delícia ler um elogio desses rs.
    Realmente sobrar nunca sobra, o negócio é congelar antes da festa pra não ter que fazer tudo na véspera!
    bjao

    Anonimo, não fica não, mas tem que retirar do freezer com a antecedencia que falei no post pra ficar bom na hora de servir né? Faz um teste com uma latinha só, acho que não vai se arrepender! ;)
    bjks

    ResponderExcluir
  13. Ola, parabens pelo blog!
    Duas duvidas:
    Se passar o doce em acucar cristal, da certo congelar?
    Congelar altera o ponto do doce na hora de servir(fica mais duro)?

    bjs

    ResponderExcluir
  14. ola de novo!
    E' melhor fazer os doces 3 dias antes e conservar na geladeira ou melhor fazer hj e deixar congelado ate o dia? de qual forma da mais certo?

    ResponderExcluir
  15. Olá, obrigada pelos parabéns!

    Vamos lá, acho que não dá certo congelar o brigadeiro passando em açúcar cristal, pois a tendência é melar.
    Conforme expliquei no post, o ponto do doce na hora de servir não altera, contanto que seja descongelado com certa antecedência.
    Nunca conservei brigadeiro na geladeira por 3 dias. Acho que pode formar aquela casquinha mais grossa em volta sabe como? O ideal seria fazer um teste antes. O congelamento eu já testei e aprovei conforme o post acima ;)

    Espero ter ajudado!

    Bjks,

    Beca

    ResponderExcluir
  16. puuuxa, os meus nao deram certo. fiz uma quantidade pequena so pra testar. qdo tirei do freezer, ficaram melados(usei aquele granulado de micanga.Sera q descongelei errado? Eu vou congelar a massa toda e no dia retiro e enrolo. Sera que da certo? Me ajuuuda! fiz os doces hoje e o niver e' so' daqui a 9 dias. E agora? Me salva! Ta tudo pronto...cazuzinho,brigadeiro, bicho de pe, brig de limao..
    to desesperada!
    bjinhos
    Socorro!

    ResponderExcluir
  17. Olá Dedalapa!

    Será que o ponto do seu brigadeiro não ficou mais pra mole?
    O meu nunca melou, e pelo visto o pessoal que já testou também deu certo.
    Eu só tiro do freezer e coloco nas forminhas e deixo em temperatura ambiente. Isso mais ou menos uma hora antes da festa.
    Inclusive acabei de congelar alguns pra levar na maternidade qd meu segundo filho nascer, o que deve acontecer em 2 meses.
    Não acho que o granulado interferiu...
    Nunca fiz com a massa toda congelada... não tenho como te falar se dá certo ou não...
    Quando sobra os outros docinhos (cajuzinho, bicho de pé etc.) eu sempre congelo e nunca tive problema ao descongelar, mas é bom ter um açucar de confeiteiro pra enrolar depois, pq ao descongelar esses que são envoltos no açúcar podem melar.

    Boa sorte, e fica tranquila... 9 dias dá tempo de se organizar ;)

    bjao

    ResponderExcluir
  18. Fiz outro teste, e dessa vez deu uma meladinha de leve, so onde estava encostado no pote(pq era de acucar cristal o q testei). Nada q nao resolvesse passando no acucar de novo. Dessa vez esperei uma hora antes de abrir o tupperware(dizem q e' esse o segredo de nao suar). Ainda nao sei o q farei, talvez congele a massa toda,pois a maioria eh de acucar cristal(cajuzinho,bicho-de-pe e brig limao).Mas acho q o brigadeiro daria certo!!
    Mais uma vez, tenho que elogiar seu blog e voce!
    Obrigada!
    bjs
    Debora Lapa

    ResponderExcluir
  19. Olá...adorei tuas dicas de congelamento. Será que posso congelar a massa do brigadeiro? Gostaria de enrolar perto da festa, que será em outra cidade. Como ficaria para enrolar depois?Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá Ane! Fico feliz que tenha gostado!
    Eu nunca congelei a massa toda... aliás, congelei sim, mas para brigadeiro de colher, da lembrancinha de maternidade do meu caçula. Congelei o brigadeiro em ponto mole naqueles sacos de confeiteiro sabe? De depois usei. Deu supercerto! Nunca congelei a massa para enrolar, mas arriscaria porque acho que dá certo.
    Espero ter ajudado de alguma forma....
    bjks
    Beca

    ResponderExcluir
  21. Beca, achei sua idéia ótima. Vi uma receita de brigadeiro de copinho que leva um pouco de creme de leite, para não ficar grudento e difícil de comer no copinho. Pela sua experiência você acha que o creme de leite pode prejudicar no caso de armazenar o brigadeiro em saco de confeiteiro e congelar? Obrigada, Juliana

    ResponderExcluir
  22. Vi um comentário acima sobre o brigadeiro enrolado na miçanga... fiz e o meu tb ficou melado. Acho que o melhor é usar o granulado mesmo. Acho que o tipo do chocolate da miçanga e do granulado é diferente... e o da miçanga meio que derrete quando descongela... além do que, dá uma desgrudada e umas partes do briga ficam "peladas"...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto