terça-feira, 31 de maio de 2011

Na Cozinha - Bolo de aniversário (ou o que sobrou dele)

Na correria não tirei foto do bolo que fiz pra comemorar o meu niver e do marido, mas consegui tirar foto de um pedacinho só pra não ficar sem ilustração, porque esse bolo merece um post. Eu queria ter ensinado essa receita aqui desde o começo do blog, mas antes tarde do que nunca!
Quando tinha uns 10 anos de idade, minha mãe me deu o meu primeiro caderninho de receitas "oficial" e essa foi a primeira a aparecer ali e é sem dúvida a receita que mais repeti ao longo da minha vida... tanto que tem erro de português e a página é toda manchada de chocolate, porque naquela época eu ainda não tinha o capricho de colocar um plástico pra proteger o caderninho hehehehe.
Ó:


A receita é de bolo de chocolate, e um dia posto aqui ele em toda sua simplicidade, mas o uso como base para uns dos bolos que mais gosto de fazer em comemorações: bolo de chocolate com morangos.
Vamos à receita?

BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS




Ingredientes

Para o bolo:
2 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de achocolatado (uso nescau)
1 xíc. de açúcar
1 c.café de sal
1 e 1/2 xíc. de água
2 c.s. de margarina
3 ovos
1 c.s. de fermento em pó

Para o recheio:
2 caixas de morangos picados (reserve alguns inteiros para decoração)
chantilly
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 barras de chocolate meio amargo (aprox. 300g)

Para cobertura:
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 barra de chocolate meio amargo (aprox. 150g)


Modo de preparo

Bolo
Misturar os ingredientes secos, com exceção do fermento em pó, em uma tigela grande. Reserve. Ferver a água com a margarina, despejar sobre os ingredientes secos e misturar bem. Esperar esfriar um pouco e acrescentar os ovos um a um, misturando a cada adição. Acrescentar o fermento em pó e misturar. Despejar em uma forma de 25cm de diâmetro previamente untada com margarina, e assar em forno preaquecido a 180C por aproximadamente 40 minutos, ou até que um palito ao ser inserido no centro saia limpo (famoso teste do palito!). Após esfriar, desenforme e corte ao meio para rechear.

Recheio
Derreter o chocolate (aproximadamente 2 minutos no microondas) e misturar o creme de leite. Como uma ganache. Pode parar por aí, ou dar um toque especial, acrescentando 1 c.s. de glucose de milho e 1 c.s. de whisky ou um licor de sua preferência (nota: essa já é a base de uma trufa... só colocar na geladeira por 2 horas, fazer as bolinhas, banhar com chocolate e passar no cacau em pó #ficadica).

Montagem
Despeje essa mistura sobre uma metade do bolo, e espalhe sem chegar às bordas. Cubra com uma camada de chantilly. Coloque os morangos picados por cima. Cubra com mais uma camada de chantilly. Disponha a outra metade do bolo por cima e faça uma leve pressão ao centro, para que aí sim o recheio chegue até as bordas.

Cobertura
Faça uma ganache misturando o chocolate derretido (1 minuto no microondas) e o creme de leite. Cubra o bolo e decore com os morangos inteiros.
Dessa vez eu mergulhei 5 morangos até metade no chocolate derretido, deixei secar no papel alumínio e usei na decoração.

Conserve o bolo na geladeira! E não se esqueça que os morangos devem ser bem limpos e devem estar secos!

A receita é longa, mas é mais fácil que pipoca de microondas! hehehe. Espero que façam em casa, porque tenho muito orgulho dela =D


2 comentários:

  1. Ei Beca!!!
    Tudo bom!??!
    Fizemos o bolo de caneca aqui em casa com a receita q vc postou e adoramos!!!
    O único ruim é que dá vontade de fazer todo dia!!!
    Vc já sabe qnd q o nenem vai nascer!? Ta linda!!!

    Bjsss Laurinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Laurinha!
    Que bom que gostaram do bolo de caneca, realmente o perigoso é que é muito fácil hehehehe
    E essa receita aí em cima do caderninho se não me engano a vovó Marta que ensinou a mamãe, que por sua vez me ensinou!
    O Tito deve nascer jajá, o médico falou a partir do dia 20 de junho pra se preparar, porque ele tá muito grande =D
    Obrigada pelo carinho! Mande um beijo a todos!

    Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto