quinta-feira, 19 de maio de 2011

Na Cozinha - Bolo de caneca

Acho que todo blog de culinária (ou não rs.) já deu uma receita de bolo de caneca. Eu demorei, mas por um bom motivo: aperfeiçoamento! hehehehe. Toda receita que eu testei resultava em um bolo massudo e praticamente intragável. Sério, ficava com os olhos brilhando com aquelas promessas de um bolo delicioso em 2 minutos "que realmente dava certo" e no final a textura era tão ruim que acabava jogando fora. Aí fui fazendo adaptações até que cheguei em uma receita que pra mim é infalível e faz jus ao nome bolo! hehehe. Só que na mudança, o papelzinho em que fiz minhas anotações tinha sumido =(
Para minha alegria, ao visitar minha mãe semana passada e dar continuidade à mudança, encontrei dentro de um livro o tal papelzinho, e já coloquei logo na bolsa pra não esquecer!
Anteontem, em uma tarde fria, já fiz o tal bolinho, pra acompanhar um cafezinho (descafeinado claro!) e aquecer o dia =D
Segue a minha versão do bolo de caneca ou mug cake:

BOLO DE CANECA À Moda da Beca 


3 c.s. de cacau em pó
4 c.s. de farinha de trigo
2 c.s. de açúcar mascavo
1 c.s. de açúcar comum
1/2 c.café de pó royal
1 ovo
3 c.s. de leite
3 c.s. de óleo
1 c.café de essência de baunilha

Em uma tigela (ou na própria caneca) misturar os ingredientes secos. Em outra tigela, misturar os ingredientes líquidos:


Com a ajuda de um fouet agregar os sólidos ao líquido, até ficar uma massa homogênea. Não é aconselhavel misturar na própria caneca, prefira a outra tigela. Suja 1 coisa a mais, mas faz toda diferença.

Aí é só despejar tudo em uma caneca grande, com capacidade para 400ml, ou em um ramequim e levar ao forno de microondas por 1 minuto e meio.
 

O resultado é esse aí da direita. Você pode comer direto da caneca, ou fazer como eu fiz (e prefiro) e desenformar, partir no meio, formando 2 bolinhos, e decorar com uma calda da sua preferência:


Eu tinha um restinho de creme de leite na geladeira, então misturei com um pouco de chocolate meio amargo para fazer uma ganache, despejei por cima de cada pedaço do bolinho e decorei com mini crocantes.
Olha a textura por dentro como fica, de bolo de verdade:


A receita rende 2 bolinhos, do tamanho de cupcakes tradicionais igual a primeira foto lá em cima ;)
Dá mais trabalho pegar todos ingredientes do que fazer! Um perigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto