sábado, 30 de julho de 2011

Na Cozinha - Linguado à la Meunière e Risoto de aspargos frescos

Linguado à la Meunière e Risoto de aspargos frescos. Esse foi o almoço que preparei em casa outro dia, um capricho durante a semana, que faz bonito, mas não dá o menor trabalho. Do jeito que eu gosto rs.


Para duas pessoas:

LINGUADO À LA MEUNIÈRE

1 filé grande de linguado (pode substituir por outro peixe de carne firme como a pescada)
Sal
Pimenta do reino
Suco de 1/2 limão
1 c.s. de farinha de trigo
2 c/s de manteiga
Azeite
2 c.s. de alcaparras
Salsinha picada
Cortar o filé em dois pedaços temperar com sal e pimenta do reino à gosto e o suco de limão. "Empanar" na farinha e levar para dourar em uma panela bem quente já com 1 c.s. de manteiga derretida com um fio de azeite para não queimar. Leva poucos minutos de cada lado. Retire os filés e mantenha-os aquecidos. Na mesma panela, derreta a manteiga restante e acrescente as alcaparras e a salsinha (eu pulei a salsinha). Sirva esse molho sobre os filés.


RISOTO DE ASPARGOS FRESCOS

1 cebola pequena picadinha
1 "maço" de aspargos frescos
2 c.s. de manteiga
azeite
1/2 taça de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes
1 xíc. de arroz arbóreo
3 c.s. de queijo parmesão ralado fino (de preferência sem ser de pacotinho)
Sal e pimenta do reino à gosto

Retire as pontinhas brancas dos aspargos e descarte. corte as pontas, deixe cozinhar apenas 3 minutos em água fervendo com um pouco de sal (ou no próprio caldo de legumes) e reserve. Pique o restante em pedaços médios. Refogue os aspargos picados e a cebola em 1 c.s. de manteiga derretida com 1 fio de azeite. Quando a cebola ficar translúcida, acrescente o arroz e refogue até ficar meio translúcido também (ele perde aquele mega branco sabe?). Acrescente o vinho, e misture até evaporar. Agora é hora de ir acrescentando o caldo, acrescente uma concha e misture até o arroz absorver o líquido, faça esse processo até o arroz ficar na consistência que você preferir. Desligue o fogo, acrescente 1 c.s. de manteiga, o queijo ralado, o sal e a pimenta e misture. Tampe a panela e o risoto descansar por 3 minutinhos. Siva e decore com as pontas dos aspargos reservadas.

Essa é daquelas refeições completas que ficam prontas em menos de 30 minutos...=D


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto