quarta-feira, 27 de abril de 2011

Na Cozinha - Iscas de Filé ao Molho Gorgonzola

Gorgonzola é o queijo preferido do marido, e iscas de filé ao molho gorgonzola é o meu pedido teste em qualquer bar/restaurante. Como é um prato muito comum nos bares e restaurantes de BH, sempre peço de entrada e fatalmente se é bem feito (com queijo mesmo rs.), o restante dos pratos também serão saborosos.
Então não poderia ter prato melhor para comemorar o aniversário de namoro (veja aqui). Para facilitar e também dar um charme, servi direto na panhoca (pão italiano redondo), para ir arrancando um pedaço do pão e comendo o filé com o molho sem desperdiçar nem um tiquinho! hehehehe.

Vamos à receitinha?

ISCAS DE FILÉ AO MOLHO GORGONZOLA


Ingredientes

1 pão italiano redondo grande
300g de iscas de filé mignon
300g de queijo gorgonzola picado (aqui vai depender do seu paladar, nós gostamos com muito)
1 1/2 copos de leite
1 c.sob. de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite (200g)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz moscada ralada
Manteiga e azeite

Em uma panela, coloque um pouco de manteiga e um pouco de azeite, deixe aquecer, e sele as iscas de filé. Não precisa dourar, só selar mesmo (até mudar o tom e a carne ficar opaca). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Polvilhe a farinha de trigo, mexa bem, e despeje o leite. Deixe ferver, misturando sempre, até engrossar um pouco.  Adicione o queijo gorgonzola picado, misture até ele se incorporar ao molho, acrescente o creme de leite e a noz moscada. Experimente e corrija o tempero se necessário. Desligue o fogo.
Corte uma "tampa" do pão (reserve) e retire o miolo, leve ao forno preaquecido por alguns minutos para esquentar o pão, aproximadamente 5 minutos.
Despeje o filé com o molho no orifício do pão, como se fosse uma tigela. Está pronto para servir. É só pegar um pedacinho do pão, colocar um pouco do filé e saborear ;)

Rende 2 porções como prato único (você pode inclusive servir em 2 panhocas pequenas individuais) ou 4 porções como aperitivo.

6 comentários:

  1. Becaaa...ameeei, tô com água na boca!!! Tbm amo gorgonzola e sempre faço aqui em casa o filé com molho e torradinhas (ou como jantar, com arroz mesmo)...mas essa idéia do pão é demaaaais!!!! Vou ali no pão de açúcar daqui a pouco procurar esse pão e vou ver se faço hj a noite...tô indo pra BH semana que vem e vou deixar o marido sozinho 1 semana, tenho que mimar mto essa semana!!! hhahahaa

    Ontem fiz um jantarzinho simples mas delicioso, filé de frango (temperado com pimenta, alecrim, alho...humm) + arroz com brócolis (depois do arroz pronto, mistrura no brócolis, azeite e alho) e vinho branco...delííciiaaa!!!

    Minha dieta já foi pro saco!!! hahahahahahaa

    Bjooooooo

    ResponderExcluir
  2. Eu amo este prato. Vou fazer, com certeza. Só que agora precisamos fazer a carne bem passada, né? Por causa do barrigão!! Bjo, Ela

    ResponderExcluir
  3. Beca, tô precisando de dicas para receber um casal.. você tem ideia de algo prático, que eu já possa deixar pronto antes deles chegarem? Fondue não pode ser porque eles nos serviram um delicioso na nossa ultima visita à casa deles! :)

    ResponderExcluir
  4. Carol, depois me conta o que achou! Paparica o marido aí, o problema é a saudade aumentar ainda mais hehehehe
    Fiquei com água na boca só de saber do seu jantar, vou reproduzir aqui em casa jajá rs.
    E pelas fotos vc não tá precisando de dieta nenhuma!
    bjão!

    ResponderExcluir
  5. Ela, como você está minha querida? Pois é, tudo bem passado, em churrasco morro de quando veem me oferecer uma carne mal passada e eu falo não obrigada, aí insistem e eu explico aí correm pra fazer uma "especial" pra mim hehehehe.
    Bom, quanto ao jantar que pretende fazer, eu geralmente gosto de preparar com antecedência algumas entradinhas para beliscar, e deixar o prato principal já encaminhado, só pra finalizar ou esquentar.

    Algumas opções são os pratos únicos, como o escondidinho, lasanha, moussaka, uma bela quiche, pra assar na hora que for conveniente.

    Mas muitas vezes opto por prepar algum tipo de ensopado ou carne com molho que só esquento na hora de servir e escolho um acompanhamento assado, daqueles que ficam 40 minutos no forno (batata assada em gomos, ao murro, ou legumes mediterraneos – só cortar cebola, pimentão de cores variadas, abobrinha, beringela, temperar com alho, aceto balsâmico, sal e ervas e levar para assar).
    Pode ser filé ao molho de funghi, ou madeira, ou ferrugem, enfim… frango ao molho de vinho..O bobó de camarão, carne seca ou camarão na moranga com catupiry precisam só de um arrozinho e salada pra acompanhar, aí basta um molhinho de salada caprichado.
    Outro acompanhamento fácil e rápido é o couscous marroquino, que pode acompanhar uma tajine de frango com limão e azeitonas; um frango, camarão ou peixe ao curry, pratos esses que vc já deixa pronto só esperando a finalização… seja um leite de coco ou creme de leite. No blog tem uma receita da tajine de frango:http://modadabeca.blogspot.com/2010/09/post-duplo-marrocos-e-tajine-de-frango.html
    E também tem outra de filé com molho de brie e mostarda, que vc pode deixar já praticamente pronto e finalizar: http://modadabeca.blogspot.com/2010/04/file-mignon-ao-molho-de-brie-e-mostarda.html
    Se for servir um prato principal mais simples, tipo o escondidinho, acompanharia de uma salada mais caprichada, e me concentraria nos aperitivos… um brie ou camembert no rechaud com geléia de frutas vermelhas servido com torradas bem finas, um dip de alcachofras…enfim, ingredientes mais sofisticados.
    Se quiser dicas de sobremesa tb só falar!
    A resposta ficou imensa e confusa, mas espero que tenha ajudado =D
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Beca, muito, mas muito obrigada mesmo. Muita gentileza sua me dar todas estas ideias. Vou preparar algo bem gostoso e depois te conto o que fiz!

    Pois é, a gente não pode esquecer e mandar ver na carne mal passada, né? E eu gosto tanto... é difícil resistir, mas como a causa é ótima...

    Conte-nos sobre sua barriguinha! Beijos e obrigada mais uma vez.
    Ela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto