sexta-feira, 1 de abril de 2011

Na Cozinha - Feijão Tropeiro Fácil

Feijão Tropeiro é um dos pratos mineiros preferidos do marido, em especial o que meu pai preparava. Realmente ninguém faz um feijão tropeiro tão gostoso quanto ele fazia... mentira, minha mãe consegue, e o do Mineirão também eu gosto bastante, talvez mais pela farra rs.
Bom, fim de semana desses, a casa estava cheia de visitas, e aproveitei pra me arriscar... não ficou igual o do meu pai, até porque sei que ele e minha mãe preparam o feijão tropeiro em etapas, mas ficou muito muito bom, e o melhor, foi vapt-vupt!



FEIJÃO TROPEIRO FÁCIL

Ingredientes

8 linguiças finas calabresa fatiadas
70g de bacon picado
400g de feijão roxinho já cozido (ao dente!)
2 xícaras de farinha de mandioca
4 ovos
manteiga
1 cebola fatiada
cheiro verde
pimenta calabresa
alho
sal

Em uma panela média dourar o bacon picado, retirar e reservar. Fazer o mesmo com as fatias de linguiça. Na mesma panela, acrescente manteiga (talvez umas 3 c.s.), um fio de azeite, e refogue a cebola e o alho até murchar. Acrescente os ovos levemente batidos e faça como se fosse ovos mexidos, sem deixar secar muito. Volte com o bacon e a linguiça para a panela, adicione a farinha, acrescente mais manteiga se necessário (não pode ficar muito seco, tem que ser uma "farofa" bem molhadinha). Tempere com sal e a pimenta calabresa, e finalize com o cheiro verde picadinho.
Sirva acompanhado de arroz branco e couve refogada. Em casa costumamos fritar ou dourar no grill uma linguiça apimentada para colocar por cima do tropeiro ainda. Há quem sirva com um ovo frito, e quem misture a couve no tropeiro. Fica a seu critério!

Rendimento: 10 porções.

Também rendeu um email lindo do sogro, elogiando e agradecendo o prato =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto