sábado, 30 de abril de 2011

Na Cozinha - Falso Tiramisù



Tiramisù é uma das minhas sobremesas preferidas... a combinação do café, com chocolate, e um creme de queijo pode parecer estranha para alguns, mas é um dos, senão o mais, tradicional dos doces italianos.
O melhor que já comi, foi no bar Pompi, em Roma, dica da minha amiga-irmã que mora ali.  Já fica a dica por quem passar pela cidade! No verão eles montam uma barraquinha naquela "feirinha" que fica ao longo do rio Trastevere, e é uma delícia comer seu docinho por ali. Mas vale visitar o bar também, especialmente durante a happy hour, onde você compra um drink, e pode se servir a vontade no buffet de aperitivos sem custo adicional, delícia! 
Já diziam... em Roma, faça como os romanos ;)

Seria uma sobremesa perfeita para finalizar o menu de comemoração do aniversário de namoro! Um doce rico e leve ao mesmo tempo, geladinho, cremoso e com um toque de café. Então estava decidido, mas na falta do mascarpone e do biscoito champagne, fui com o que tinha em casa, e não é que deu certo?! Quer dizer, senti falta do biscoito champagne. Apesar de o biscoito tipo maisena não ter ficado ruim ali, vou colocar na receita o champagne, que sem dúvida combina muito mais.

FALSO TIRAMISÙ

Para duas pessoas:

1/2 embalagem de creme de ricota
2 c.s. de creme de leite
1 c.s. de açúcar
4 palitos de biscoito champagne
1 xíc. de café, de café bem forte (tive que usar descafeinado, por causa da gravidez)
1 c.chá de licor Khalúa ou outro de sua preferência (pulei)
50g de chocolate 1/2 amargo derretido
3 c.s. de creme de leite
chocolate em pó para polvilhar

Com um fouet, misturar o creme de ricota, com o creme de leite e o  açúcar, até ficar um creme consistente. Colocar metade no fundo de um refratário pequeno (usei um quadrado de 13 cm) ou de 2 taças. Cobrir com os biscoitos umedecidos no café com o licor. Fazer um ganache com o chocolate derretido e o creme de leite e despejar por cima dos biscoitos. Cobrir com o restante do creme. Polvilhar com chocolate em pó, e decorar com raspas de chocolate (também fica legal alguns confeitos de café cobertos com chocolate). Leve para gelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto