quarta-feira, 2 de março de 2011

Moda Gestante - Aproveitando o guarda roupas I

Em Setembro eu postei alguns looks para as mamães se inspirarem, atendendo ao pedido de uma leitora (veja aqui). Mal sabia eu, que naquele momento o meu pequeno já estava em formação =D
Agora entendo melhor essa realidade, e posso dar algumas dicas mais consistentes, começando com uma lição de economia: sim, podemos usar tranquilamente as roupas que já temos.
Sei que muitas mulheres correm pra lojas especializadas para um banho de compras, e quem resiste?! Mas não são todas as pessoas que podem arcar com esse luxo (sim, é um luxo gastar os tubos com roupas que somente serão usadas por aproximandamente 6 meses.
Minha mãe, pessoa linda e generosa que é, montou um acervo mais do que especial pra mim. Ainda assim, não descartei minhas roupas antigas...
Até o 4o mês, eu usei todas minhas roupas normalmente... do quinto em diante algumas calças já não serviam mais, mas isso porque maioria delas não são cintura baixa (odeio sentar e aparecer cofrinho hehehehe), e outras peças já não vestiam bem. Foi hora de reinventar o closet: separei todos os vestidos, saias, calças, blusas, etc. que acreditava iriam se adequar à ocasião e acompanhar o crescimento do barrigão rs. Depois experimentei cada uma dessas peças (sim, dá trabalho, mas pode ser divertido) para confirmar ou descartar minha primeira análise.
No final das contas, eu reduzi meu guarda-roupas em 1/3, mas ainda assim são tantas as roupas que posso aproveitar, que não sinto falta daquelas que já não servem mais =D
Começo hoje, com a mesma peça que comecei em casa: os vestidos. Eu já os amava antes e agora então sem dúvida são meus "melhores amigos" rs.
As diretrizes que usei foram:

* descartar:
- vestidos acinturados (meus favoritos), justos e estruturados de tecido não maleável. Quem não se importar, pode dar uma de Kardashian e usar o seu bandage na gravidez rs., mas como o quadril também cresce, privilegiei o conforto.

* manter:
- vestidos com amarração ou detalhe na linha abaixo do busto, e de corte tipo império;
- vestidos com amarração na linha do quadril, que pudessem "abraçar" a barriga;
- vestidos soltinhos, com modelagem mais ampla;
- vestidos justos no busto, mas soltos a partir da linha abaixo do busto;
- vestidos com tecidos naturais e confortáveis ao toque;
- vestidos que o tecido ou a modelagem possibilitassem acompanhar o crescimento da barriga;
- vestidos que possam ser usados com sutiã, ainda que seja um sutiã tomara que caia, porque o suporte é essencial.

Para ilustrar melhor...


Ah, e pra quem for às compras, é bom se atentar às mesmas diretrizes, ou optar por vestidos que sejam próprios para gestantes, com alguns artifícios que possibilitam o uso por toda a gravidez.

6 comentários:

  1. Mas e a modelagem? E o caimento? O conforto de não apertar? A segurança de não ficar caindo?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, todos os pontos que ressaltei! Escolhi apenas as roupas com boa modelagem, com caimento que valorizam as "novas formas" e que são confortabilíssimas! E nada fica caindo exatamente por esses motivos rs.
    Daí o post, porque eu estou me sentido ótima e tenho certeza que essas diretrizes vão ajudar outras pessoas que como eu, preferem economizar para vinda do rebento ;)
    E nada disso impede uma comprinha ou outra ali concorda?

    ResponderExcluir
  3. Não. Realmente o segredo é se sentir bem e confortável. Não dá mesmo para trocar tudo...

    Porém o que náo foi dito em relação a modelagem, que é exatamente o "segredo" e a diferença de uma roupa própria para as mudanças no corpo da gestante, esta na modelagem, ou seja, nas medidas da peça, no corte diferente nos lugares certos, e nos ajustes internos e externos, para que a mesma peça possa ter caimento e conforto tanto aos 3 meses, quando a barriga aparece e os seios crescem, até os 9 meses, e até mesmo depois no pós-parto na recuperação.

    Uma roupa normal por mais que seja solta não fica 100%, seja no caimento, como por exemplo os vestidos que ficam levantados na frente e longos atrás quando a barriga cresce, ou apertam nos seios, e por ai vai.

    Outro erro comum, em especial em grávidas na primeira gestação, ainda sem experiência prática no assunto, é comprar um pamanho maior achando que é a mesma coisa que uma roupa para grávida, e vai perceber que a peça não tem bom caimento, pois é maior como um todo, quando precisa que seja apenas em alguns lugares, e que o maior dura apenas poucos meses, e logo vai precisar um número maior quando estiver lá no 7 ou 8 meses, quando poderia ter comprado uma única peça própria que lhe acompanha por todo o período.

    A diferença da moda gestante esta aí. O que esta comprando é isto: modelagem que leva ao bom caimento, a mais conforto, e maior segurança, o resto deveria ser o mesmo...

    Veja outros depoimentos de outras grávidas que já passaram por isto em um vídeo no YouTube visto por quase 40 mil grávidas no seguinte link:

    http://www.youtube.com/watch?v=_0PeeQ266c0

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que deixei de chamar atenção pra nenhuma questão apontada acima, mas fico feliz com a interação e a troca de informações, que é o objetivo do blog.
    Eu estou passando a minha experiência, que foi muito satisfatória. Uma pessoa que conhece seu corpo e aceita as novas curvas na gravidez sabe o que lhe cai bem ou não. Isso é importante pra quem não tem condições financeiras de comprar um novo guarda roupas bem como pra quem pode se dar esse luxo. Inclusive roupas para gestante devem ser provadas antes e analisadas no corpo. Isso eu sei bem, porque no meu caso ainda comprei algumas peças.
    Ainda virão outras dicas por isso esse foi o item "I" desse título, mas em relação aos vestidos acredito que o post irá ajudar muitas pessoas e este é o objetivo do blog e do post... dar alternativas diferentes para situações cotidianas, sem ditar regras ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Beca!!!
    Que felicidade a noticia!!!! Gostei muito das suas idéias quando pedi suas dicas. Agora estou na reta final, com 33 semanas. Também consegui aproveitar muitas coisas e improvisei muito. Até coloquei elastico em bermudas rsrsrsrs. O que eu comprei mesmo foram 2 calças jeans para gestante na Zara (continuo usando até agora). O que foi mais dificil foi que não dava pra ficar tão elegante algumas vezes porque o calor foi muito dificil.
    Um abraço e Felicidades!!

    ResponderExcluir
  6. Beca,
    adorei, pois assim como vc aproveitei muito meu guarda-roupa e comprei roupas que aproveitei depois.

    Vou tentar tirar algumas fotos das roupas e ver se encontro fotos de qud estava grávida vestida com elas... eu cheguei a procurar bermuda e calça de gestantes, mas sou magrinha e TODAS ficavem enorme em mim no bumbum rs Usei as minhas mesmo (algumas estavam larguinha) até perto de 5 meses...depois passei com saias, vestidos e leggings
    Eu acho muito válido motivar a criatividade já que a maioria não pode se dar ao luxo de montar um guarda-roupa de gestante
    Adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto