terça-feira, 7 de junho de 2011

Etiqueta - Visitas na Maternidade



Hoje posto um texto que vi no blog Constance Zahn Babies (super dica para as mamães), e achei que retrata bem o que penso sobre visitas na maternidade...
Lendo o texto me identifiquei não só como futura mamãe, mas como visitante também. Graças a Deus, meus pais me educaram exatamente nessas linhas, e pelo que me recordo (passou um flashback das visitas que já fiz em maternidade enquanto lia hehehehe) não cometi nenhuma gafe, ou constrangimento a nenhuma família rs.
Eu comecei a pensar sobre isso quando li no "Segredos de uma encantadora de bebês" (brigada Gaby!) sobre a dificuldade de adaptação quando o casal volta pra casa com o rebento... os primeiros dias, aliás, meses, são complicados e cansativos. Até então, na maternidade havia todo um sistema de suporte e chegando em casa a história muda. Então a 8a dica achei super sensata!
Apesar de parecer um pouco de frescura para alguns, imagino que quando for a minha vez ali na maternidade, ficaria muito grata com a delicadeza dos meus amigos e familiares e tenho certeza que não sou a única a pensar assim.
Ah, só a parte das flores que não tenho opinião formada, porque em algumas maternidades não é permitido flores no quarto para evitar alergias e infecções, então vai muito de caso a caso =D

"Queridas,
Hoje vou falar de um assunto que, antes de ser mãe, dificilmente perdia mais de 2 minutos pensando: visitas na maternidade.
Quando é melhor ir? Que horário? O que levar de presente? Levar crianças ou não?
Bom, nada melhor do que relatar minha própria experiência.
Comecei a ter contrações às 3hs da manhã, mas como não tinha dilatação suficiente, só fui dar à luz às 19h40. Apesar de ter tido um dia excelente, claramente estava exausta assim que cheguei na sala de parto. Ansiedade a mil!!
No entanto, assim que abriram a janelinha da sala de parto, e eu vi meia torcida do Flamengo, comecei a imaginar que minha noite não seria tranqüila. Isso que minha pitica não era nem a primeira neta, nem a primeira sobrinha, nem a primeira priminha… e um pequeno agravante: era sexta à noite!
A partir desse momento até a minha alta, formulei mentalmente o meu manual de visitas. Sei que cada uma de nós é diferente da outra, mas mesmo que não concordem com algumas das dicas abaixo, vale refletir, pois a prioridade nesse momento é a nova mamãe, e acredito que devemos respeitá-la.
Vamos lá:
1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais.
2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber.
3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber. Tive uma amiga que ficou nervosa com uma reunião que tinha em seguida, e quando entrou no quarto estava tao estressada, que sem querer me estressou tambem. Grrr!
4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.
5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos íltimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação.
6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro.
7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!!
8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora. No meu caso, teve um casal que chegou às 15hs e foi embora às 23hs, depois de pedirem pizza, claro!
UFA!! Devo ter complicado um pouco a vida de algumas leitoras! Mas juro que é importante. Só quem passou por essa gincana sabe as pegadinhas que caimos!
Beijo grande e bom final de semana,
Celina"
Por: Celina Levy

Um comentário:

  1. oiii amiga,

    Adorei que tenha compartilhado essas dicas da sua amiga blogueira conosco... e é bem isso mesmo... haha vou colocar no meu mural do face como #ficadica... rsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

share/bookmark

AddInto